terça-feira, janeiro 16, 2018

Chamada Forum Mundial Ciência e Democracia


Salvador da Bahia, 13-17 Março de 2018

Chamada para participações no Fórum Mundial de Ciência e Democracia, no marco do Fórum Social Mundial, Salvador, Bahia, 13 a 17 de Março de 2018 – Prorrogação de prazo para 28 de janeiro de 2018

Estimadxs colegas,

Desde o comitê executivo do V Fórum Mundial de Ciência e Democracia (FMCD), comunicamos que temos recebido propostas de atividades, eixos temáticos e outras sugestões para o nosso evento. Com o objetivo de alcançar uma maior difusão em todos os continentes, decidimos estender a chamada para contribuições até a data de 28 de Janeiro de 2018.

Recordamos que todas as atividades do FMCD são autogestionadas, isto é, esta organização não dispõe de fundos para o custeio de passagens nem estadias. Por isso solicitamos àquelxs que queiram e possam participar que nos confirmem se poderão fazê-lo presencialmente ou via internet (Skype, streaming, videoconferência, etc., segundo a disponibilidade)

Eixos temáticos:

Como um fórum democrático comprometido com a luta contra a ciência capitalista, não há uma agenda fechada para o debate, mas há assuntos que podem estruturar alguns eixos de discussão, como por exemplo:

- Ciência e tecnologia como bem comum

- descolonização da universidade e da pesquisa científica

- avaliação e governança de tecnologias emergentes

- participação pública em ciência e tecnologia

- feminismo, ciência e tecnologia

- ciência e tecnologia para o desenvolvimento social

- promoção da pesquisa baseada na comunidade

- criminalização de cientistas comprometidos com lutas

- pesquisa para quem ou para quê?

- políticas públicas de ciência e tecnologia

- desafios de mudanças climáticas, pobreza e conflito armado: alternativas às políticas de pesquisa atuais.

Pedimos as/aos colegas interessadas/os em colaborar/participar que apresentem sugestões de atividades, como mesas-redondas, workshops ou palestras, relacionadas com um ou mais dos temas destacados acima, ou com um tema que julgar relevante e que não esteja contemplado acima.

Local, datas e horários:

O Fórum Social Mundial será realizado em Salvador, entre os dias 13 e 17 de Março de 2018 na Universidade Federal da Bahia. O FMCD sera realizado durante estes dias, com as datas exatas a serem definidas com o comitê organizador local do Fórum Social Mundial.

Em relação aos horários, serão duas jornadas completes, divididas em módulos de 4 horas, nos turnos da manhã e tarde. Cada atividade deverá durar 2 horas (incluindo o desenvolvimento da atividade e a elaboração de um breve relatório de síntese). As últimas 2 horas serão reservadas para uma sessão plenária geral, na qual deverá ser elaborada a declaração do FMCD. Assim, teremos 7 sessões de atividades e 1 sessão plenária.

Contactos:

As adesões, consultas, contribuições e sugestões podem ser enviadas para o seguinte endereço de email: fmcd208@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/fmsd2018/

http://www.fmsd-wfsd.org/





Sem comentários: